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Anfavea quer cota linear de importação de carros elétricos e híbridos

A Anfavea, entidade que representa as montadoras no Brasil, está propondo ao governo uma nova política para importação de carros elétricos e híbridos. Segundo informações do site Auto Indústria, a proposta inclui a instituição de uma cota fixa de importação de 4.800 unidades por ano por empresa, com o objetivo de permitir a entrada desses veículos no mercado brasileiro sem a aplicação da alíquota final de 35% do imposto de importação.

A carta enviada pela Anfavea ao presidente da República e aos ministros do MDIC, da Fazenda e da Casa Civil solicita o aumento imediato da alíquota de importação para 35% para todos os veículos, juntamente com a implementação da cota linear. Essa medida visa estabilizar o mercado e evitar um crescimento desproporcional das atuais cotas de importação, que são variáveis de acordo com as vendas de cada marca.

A Anfavea argumenta que o atual sistema de cotas não tem garantido um equilíbrio adequado entre produção local e importação, citando também as práticas de sobretaxa aplicadas por outros países, como Estados Unidos e União Europeia, que dificultam a competitividade das montadoras brasileiras.

Essa proposta tem como objetivo possibilitar que modelos de menor volume de vendas sejam comercializados no Brasil a preços mais competitivos, sem a necessidade de produção local.

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Gustavo Monteiro

Gustavo Monteiro

Jornalista financeiro com mais de 15 anos de experiência. Formado em Jornalismo pela USP e especializado em Economia pela FGV. Conhecido por suas análises claras sobre mercados e investimentos. Apaixonado por carros e motos.

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