Entender o uso correto do câmbio automático é essencial para garantir sua durabilidade e eficiência. A maioria dos fabricantes recomenda deixar o câmbio na posição “D” (Drive) durante todo o uso do carro, inclusive em paradas prolongadas como semáforos.
Alguns motoristas optam por colocar o câmbio em “N” (Neutro) durante paradas longas, como medida para supostamente proteger o câmbio de um desgaste excessivo. No entanto, isso não é necessário e pode até ser desaconselhado pelos seguintes motivos:
Dirigir no Drive:
- Vantagens: Resposta rápida ao acelerar e menor necessidade de mudanças frequentes.
- Desvantagens: Suposto desgaste contínuo no conversor de torque e possível aumento no consumo de combustível.
Colocar no Neutro:
- Vantagens: Suposta redução da pressão no sistema e pequena economia de combustível.
- Desvantagens: Suposto dano a longo prazo na transmissão automática e demora para retornar à marcha.
É importante ressaltar que o câmbio automático foi projetado para funcionar corretamente enquanto o carro está ligado, independentemente da posição em que se encontra. Tanto a bomba de óleo do câmbio quanto o conversor de torque permitem que o câmbio opere normalmente, mesmo se colocado em “N” durante uma parada.
No entanto, essa prática não é necessária nos carros modernos e não é recomendada pelos fabricantes. Carros automáticos são robustos o suficiente para lidar com diferentes condições de uso, inclusive em situações mais exigentes como viaturas policiais e ambulâncias.
Portanto, a melhor abordagem é seguir as orientações do manual do proprietário e deixar o câmbio automático em “D” durante todo o tempo de condução, aproveitando sua facilidade de uso e garantindo uma direção mais tranquila e confortável.