Pular para o conteúdo

Uso correto do câmbio automático

Entender o uso correto do câmbio automático é essencial para garantir sua durabilidade e eficiência. A maioria dos fabricantes recomenda deixar o câmbio na posição “D” (Drive) durante todo o uso do carro, inclusive em paradas prolongadas como semáforos.

Alguns motoristas optam por colocar o câmbio em “N” (Neutro) durante paradas longas, como medida para supostamente proteger o câmbio de um desgaste excessivo. No entanto, isso não é necessário e pode até ser desaconselhado pelos seguintes motivos:

Dirigir no Drive:

  • Vantagens: Resposta rápida ao acelerar e menor necessidade de mudanças frequentes.
  • Desvantagens: Suposto desgaste contínuo no conversor de torque e possível aumento no consumo de combustível.

Colocar no Neutro:

  • Vantagens: Suposta redução da pressão no sistema e pequena economia de combustível.
  • Desvantagens: Suposto dano a longo prazo na transmissão automática e demora para retornar à marcha.

É importante ressaltar que o câmbio automático foi projetado para funcionar corretamente enquanto o carro está ligado, independentemente da posição em que se encontra. Tanto a bomba de óleo do câmbio quanto o conversor de torque permitem que o câmbio opere normalmente, mesmo se colocado em “N” durante uma parada.

No entanto, essa prática não é necessária nos carros modernos e não é recomendada pelos fabricantes. Carros automáticos são robustos o suficiente para lidar com diferentes condições de uso, inclusive em situações mais exigentes como viaturas policiais e ambulâncias.

Portanto, a melhor abordagem é seguir as orientações do manual do proprietário e deixar o câmbio automático em “D” durante todo o tempo de condução, aproveitando sua facilidade de uso e garantindo uma direção mais tranquila e confortável.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Gustavo Monteiro

Gustavo Monteiro

Jornalista financeiro com mais de 15 anos de experiência. Formado em Jornalismo pela USP e especializado em Economia pela FGV. Conhecido por suas análises claras sobre mercados e investimentos. Apaixonado por carros e motos.

Você também pode gostar